Rochas sedimentares
Rochas sedimentares são compostas por sedimentos carregados pela água e pelo vento, acumulados em áreas deprimidas. Correspondem a 80% da área dos continentes e é nelas que foi encontrada a maior parte do material fóssil.
Tipos de rochas sedimentares:
Rochas sedimentares detríticas – rochas formadas a partir de clastos, materiais detríticos resultantes da erosão das rochas já existentes e constituídas basicamente por minerais inalterados ou muito pouco alterados. Estas rochas podem ser consolidadas, se os clastos estão ligados por um cimento, e não consolidadas, se os clastos estiverem soltos.
Rochas sedimentares quimiogénicas- Rochas resultantes de sedimentos químicos em solução. São formados, essencialmente, por minerais de neoformação resultantes da precipitação de substâncias em solução ou por evaporação do solvente – evaporitos.
Rochas sedimentares biogénicas – rochas formadas, essencialmente, por sedimentos de origem orgânica, isto é, com origem a partir de restos de seres vivos ou por materiais por eles produzidos resultantes da sua actividade.
Por Luis Miguel e Miguel Coelho
Sem comentários:
Enviar um comentário