quarta-feira, 24 de março de 2010

Identificado no Havai o primeiro insecto ''anfíbio''

Estudo revela que existem insectos igualmente adaptados ao ambiente terrestre e aquático


Uma equipa de investigadores da Universidade do Havai identificou pela primeira vez espécies com capacidade de viver tanto em terra como na água. São os primeiros insectos “anfíbios” conhecidos. O estudo está publicado na «Proceedings of the National Academy of Sciences» (PNAS). O arquipélago do Havai, sendo o mais isolado do planeta, é um bom «berço» de novidades evolutivas. As mais de 350 espécies de mariposas do género Hyposmocoma, das quais 12 conseguem viver em ambos os ambientes, só existem nestas ilhas.


A maioria dos lagartos comuns são terrestres e apenas 0,5 por cento vivem na água. Todos eles optam, preferencialmente, por um dos meios. Os anfíbios ‘tradicionais’ como os sapos vivem habitualmente num habitat e só em ocasiões especiais utilizam outro, para, por exemplo, pôr ovos.

Estas formas ‘anfíbias’ agora identificadas vivem em rios caudalosos nas florestas tropicais. Por um período indeterminado de tempo, podem respirar e alimentar-se em qualquer um dos habitats. Daniel Rubinoff e Patrick Schmitz, os autores do estudo, afirmam que nenhum outro animal consegue fazer algo parecido.

Os cientistas continuam a investigar como as lagartas sobrevivem debaixo de água. A respiração, provavelmente, será feita através da pele. Por isso, necessitam de estar em correntes rápidas onde existe muito oxigénio. Isto pode explicar por que morrem rapidamente em água parada.






Reflexão:


Como já foi referido anteriormente a ciência está a evoluir constantemente, agora ocorreu uma descoberta que até a pouco seria impensável, um insecto com características de anfíbio, em que estão adaptados a ambientes aquáticos e terrestres. Este insecto é algo de anormal, mas o que até ao presente era anormal no futuro será normal, pois cada vez existe uma maior descoberta por parte da ciência.


Por Miguel Coelho

Fonte : http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=41064&op=all#cont

3 comentários:

  1. E esta?
    qunado pensamos que já não nos podem surpreender mais aparece uma nova espécie. Isto só prova que a ciência está sempre à espera da descoberta

    ResponderEliminar