domingo, 13 de dezembro de 2009

Meiose


A meiose é o processo de divisão nuclear através do qual, a partir de uma célula com núcleo diplóide, se podem formar células com núcleo haplóide.
Na meiose ocorrem duas divisões sequenciais, a divisão I e a divisão II, dando origem a quatro núcleos haplóides.

Divisão I da meiose:
Interfase I- célula prepara-se metabolicamente para a duplicação de ADN; ocorre replicação de ADN; célula prepara-se para a divisão celular propriamente dita.

Profase I- fase mais longa da meiose; cromossomas condensam-se; dois cromossomas de cada par emparelham, justapondo gene a gene, formam bivalentes; ao dar-se o emparelhamento entre os cromatídeos ocorrem cruzamentos em vários pontos, pontos de quiasma; nos pontos de quiasma podem ocorrer trocas de informação genética, crossing-over (um dos responsáveis pela variabilidade genética).


Metafase I- ligação dos bivalentes aos microtúbulos do fuso acromático pelos centrómeros; os bivalentes dispõem-se no plano equatorial, originando a placa equatorial.


Anafase I- separação dos cromossomas homólogos de cada bivalente; migração aleatória de cada um dos cromossomas para os pólos opostos.


Telofase I- cromossomas atingem os pólos e o fuso acromático desorganiza-se; descendência dos cromossomas; reconstituição dos nucléolos e dos invólucros nucleares em cada pólo.


Divisão II da meiose:

Interfase II- pode existir ou não entre a divisão I e a divisão II; não se verifica replicação de ADN.


Profase II- condensção dos cromossomas; desaparecimento do invólucro nuclear e do nucléolo; afastamento dos centríolos e formação do fuso acromático.


Metafase II- os cromossomas dispõem-se com os centrómeros no plano equatorial do fuso acromático.


Anafase II- os dois cromatídeos de cada cromossoma separam-se pelo centrómero; migração dos cromossomas para pólos opostos da célula.


Telofase II- cromossomas atingem os pólos e o fuso acromáticodesorganiza-se; descondensação dos cromossomas; reorganização de cada núcleo-filho.



Citocinese- citocinese com formação de 4 células-filhas haplóides.

Sem comentários:

Enviar um comentário