domingo, 25 de abril de 2010

Diferenciação Magmática

Quando o magma ascende até à superfície, a sua temperatura vai arrefecendo gradualmente formando-se um gradiente de pontos de fusão de diferentes minerais que fraccionadamente vão cristalizando - cristalização fraccionada.
Esses minerais tornam-se mais densos e separam-se do magma residual - diferenciação gravítica.
O magma, pode continuar a ascender e pode reagir com rochas encaixantes que atravessa, alterando ainda mais a sua composição inicial por um processo de assimilação magmática.

Série de reacção descontínua:
- refere-se aos minerais ferromagnesianos, pelo que todos os minerais formados possuem ferro em magnésio;
-por diminuição da temperatura, o mineral anteriormente formado reage com o líquido residual, formando um novo mineral com composição química e estrutura interna diferentes;
-a série é descontínua porque cada mineral tem estruturas cristalinas e composições químicas diferentes.

Série de reacção contínua:
-as plagioclases são minerais constituídos por alumínio, sílica e percentagens variáveis de cálcio e sódio, iões que se podem substituir na rede cristalina;
-por diminuição da temperatura, ocorrem intersubstituições de iões, originando-se diferentes minerais, com estrutura interna idêntica;
-a série é contínua porque a alteração gradual dos iões não altera a sua estrutura interna, ou seja, todos os minerais apresentam o mesmo tipo de estrutura cristalina, sendo isomórficas.

Minerais Polimorfos

Têm composição química semelhante e estrutura cristalina diferente.

Séries Isomórficas

Composição química diferente, estrutura cristalina semelhante.
Olivinas
-Minerais cuja composição é dada pela fórmula (Fe,Mg)2SiO4;
-Como os átomos de ferro e os de magnésio possuem tamanhos semelhantes, podem intersubstituir-se na estrutura cristalina de forma parcial ou total;
-Neste último caso formam-se olivinas puras:

  • a faialite (Fe2SiO4) constituída apenas por ferro e sílica;
  • a forsterite (Mg2SiO4) constituída apenas por magnésio e sílica.

Plagioclases (um grupo de feldspatos) :
-São um grupo de feldspatos, que são silicatos em que o Na+ e o Ca2+ se podem intersubstituir;
-As dimensões do Na+ e do Ca2+ são muito semelhantes, assim como as do Si4+ e do Al3+, pelo que há troca dos pares de iões;
-Os casos extremos são:

  • a Albite NaAlSi3O8;
  • a Anortite CaAl2Si2O8.

-A passagem de um mineral para outro é contínua, pois a estrutura cristalina mantém-se.
Na+ e Ca2+ têm raios iónicos semelhantes e cargas diferentes.

Minerais

Os minerais são os constituintes das rochas. São elementos cristalinos e podem ter diferentes estruturas. A formação de minerais é condicionada for factores internos e externos.
Factores externos:
-Agitação do meio;
-Tempo;
-Espaço;
-Temperatura.

Quanto mais calmo estiver o meio, quanto mais lento for o processo e quanto maior for o espaço disponível, mais desenvolvidos e perfeitos são os cristais obtidos.

Factores internos:
Os cristais dispõe-se numa estrutura cristalina - disposição ordenada de átomos ou iões que formam uma rede tridimensional (que segue um modelo geométrico regular e característico de cada mineral).

Bravis com a teoria reticular, explicava que a rede cristalina era formadada por fiadas de partículas ordenadas em diferentes direcções do espaço, tendo a unidade dessa rede forma paralelepipídica (malha elementar).

Conhecem-se 3 tipos de cristais:
-cristais euédricos - o mineral é totalmente limitado por faces bem desenvolvidas, assume forma poliédrica;
-cristais subédricos - o mineral apresenta faces parcialmente desenvolvidas;
-cristais anédricos - o mineral não apresenta qualquer tipo de faces.

As propriedades de um cristal/mineral são condicionadas por:
1. Organização no espaço dos átomos, iões ou moléculas;
2. Natureza química dos átomos, iões ou moléculas;
3. Proporções em que as partículas se encontram na rede;
4. Tipo de forças de ligação entre as partículas.

Formação de rochas magmáticas

Através de magmas andesíticos:
Se a velocidade de ascenção é superior à do arrefecimento, o magma chega à superfície sob a forma de erupções de lava, que por solidificação origina rochas vulcânicas - Andesitos.
Se a velocidade de ascenção é inferior à de arrefecimento, o magma solidifica no interior de câmaras magmáticas, originando rochas plutónicas - Dioritos.

Através de magmas riolíticos:
Se a velocidade de ascenção é superior à de arrefecimento, o magma chega à superfície sob s forma de erupções de lava, que por solidificação origina rochas vulcânicas - Riólito.
Se a velocidade de ascenção é inferior à de arrefecimento, o magma solidifica no interior de câmaras magmáticas originando rochas plutónicas - Granitos.

Através de magmas basálticos:
Se a velocidade de ascenção é superior à de arrefecimento, o magma chega à superfície sob a forma de erupções de lava, que por solidificação origina rochas vulcânicas - Basaltos.
Se a velocidade de ascenção é inferior à de arrefecimento, o magma solidifica no interior das câmaras magmáticas, originando rochas plutónicas - Gabros.

Classificação dos magmas em função do seu teor em sílica

Magma básico (magma basáltico) - é um magma fluído e com temperaturas entre 900ºC e 1200ºC. Este magma associa-se aos limites divergentes e pontos quentes.

Magma ácido (magma riolítico) - é um magma viscoso e com temperatura abaixo de 850ºC. Este magma associa-se a limites convergentes entre placa continental/continental.
Magma intermédio (magma andesítico) - é um magma com características intermédias entre o básico e o ácido. Este magma associa-se a limites convergentes entre placas oceânica/oceânica e oceânica/continental.

O Magma

O magma é o material de origem profunda, formado por uma mistura complexa de silicatos em fusão, entre 800ºC e 1500ºC, com uma percentagem variável de gases dissolvidos, podendo conter também crustais em suspensão. É constituído principalmente por oxigénio, sílica, alumínio, cálcio, sódio, potássio, ferro e magnésio.
A densidade e a viscosidade de um magma depende principalmente da sílica e da água. Quanto maior o teor em sílica de um magma, maior é a sua viscosidade e acidez. A água diminui a acidez de um magma porque esta quebra as ligações de sílica.

Início do 3º Período